Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24126
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Física moderna no ensino médio: uma atividade atividade investigativa que aborda o efeito fotoelétrico
Author(s)/Inventor(s): Cunha, Anderson da Silva
Advisor: Santos, Antônio Carlos Fontes dos
Co-advisor: Moreira, Lígia de Farias de
Abstract: Um dos grandes desafios do ensino de física atualmente é a inserção da Física Contemporânea no ensino médio. Mesmo diante de diversas aplicações em nosso cotidiano, existe uma espécie de 'barreira' que impede que a mesma seja lecionada para os estudantes. Neste trabalho, utilizaremos de um experimento (confeccionado com materiais de baixo custo e de fácil acesso) como facilitador de aprendizagem que visa explicar o fenômeno do efeito fotoelétrico e contextualizá-lo com as aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos nas suas atividades cotidianas. O experimento é apresentado como uma atividade de investigação, no qual, os alunos devem ser incentivados a expressar usas idéias por meio de perguntas que o professor deve fazer durante a execução da atividade com o intuito de despertar a curiosidade dos mesmos sobre o que está sendo apresentado. O experimento seguirá as seguintes etapas: Revisão e Motivação; Proposta do problema; Realização dos experimentos e conclusão do efeito fotoelétrico e, por fim, Questionário.
Keywords: Radiação eletromagnética
Ensino da física
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASCunha.pdf9.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.