Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, João José Fernandes de-
dc.contributor.authorVieira, André Porfírio Lima-
dc.date.accessioned2024-10-31T02:18:36Z-
dc.date.available2024-11-01T03:00:12Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24156-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectFísica térmicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titlePlano de aula de introdução a física térmicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Deise Miranda-
dc.contributor.referee2Chaves, Francisco Artur Braun-
dc.contributor.referee3Moreira, Ligia de Farias-
dc.description.resumoApresenta-se uma proposta de aula baseada em processos de ensino-aprendizagem, conceitos físicos, observando-se a LDB, PCN e o PCN+. O tema de um conjunto de 3 aulas é a introdução à física térmica. Utiliza-se um questionário diagnóstico extraído de Yeo e Zadnik (2001). Os conteúdos foram organizados a partir das teorias psicodidáticas de Vygotsky e Ausubel. No desenvolvimento do trabalho são apresentados os conceitos de termometria e planos de aula. Acredita-se que neste trabalho a forma como se trata os conceitos irá facilitar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Física Térmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLVieira.pdf7.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.