Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24156
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Plano de aula de introdução a física térmica |
Autor(es)/Inventor(es): | Vieira, André Porfírio Lima |
Orientador: | Sousa, João José Fernandes de |
Resumo: | Apresenta-se uma proposta de aula baseada em processos de ensino-aprendizagem, conceitos físicos, observando-se a LDB, PCN e o PCN+. O tema de um conjunto de 3 aulas é a introdução à física térmica. Utiliza-se um questionário diagnóstico extraído de Yeo e Zadnik (2001). Os conteúdos foram organizados a partir das teorias psicodidáticas de Vygotsky e Ausubel. No desenvolvimento do trabalho são apresentados os conceitos de termometria e planos de aula. Acredita-se que neste trabalho a forma como se trata os conceitos irá facilitar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Física Térmica. |
Palavras-chave: | Termodinâmica Física térmica Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jun-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APLVieira.pdf | 7.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.