Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaixão, Marcelo Jorge de Paula-
dc.contributor.authorMartins, Rodrigo Santos-
dc.date.accessioned2017-07-13T17:36:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:00Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2416-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectSistema de avaliação da educação básica (SAEB)pt_BR
dc.titleViolência e desempenho escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3823979332847710pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, João Bosco Mesquita-
dc.contributor.referee2Musumeci, Leonarda-
dc.description.resumoNão raramente, somos informados sobre diversas situações violentas que ocorrem dentro das escolas e no ambiente que as cerca. Até que ponto essa violência está relacionada com o desempenho dos alunos? Procuraremos responder a essa questão utilizando o SAEB. Nossa investigação se dará sobre os alunos do nono ano do ciclo fundamental, antiga oitava série do ensino fundamental. Iremos estudar os impactos da violência controlados por grupos de cor e de sexo, por tipo de dependência administrativa e por classificação econômica dos alunos. Nesta monografia mostramos que os alunos que frequentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência do que os alunos que frequentam escolas não violentas nas provas do SAEB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSMartins.pdf384.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.