Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2416
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Violência e desempenho escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Martins, Rodrigo Santos |
Orientador: | Paixão, Marcelo Jorge de Paula |
Resumo: | Não raramente, somos informados sobre diversas situações violentas que ocorrem dentro das escolas e no ambiente que as cerca. Até que ponto essa violência está relacionada com o desempenho dos alunos? Procuraremos responder a essa questão utilizando o SAEB. Nossa investigação se dará sobre os alunos do nono ano do ciclo fundamental, antiga oitava série do ensino fundamental. Iremos estudar os impactos da violência controlados por grupos de cor e de sexo, por tipo de dependência administrativa e por classificação econômica dos alunos. Nesta monografia mostramos que os alunos que frequentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência do que os alunos que frequentam escolas não violentas nas provas do SAEB. |
Palavras-chave: | Violência escolar Avaliação de desempenho Escolas públicas Qualidade da educação Sistema de avaliação da educação básica (SAEB) |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jun-2010 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSMartins.pdf | 384.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.