Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2416
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Violência e desempenho escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Martins, Rodrigo Santos |
Tutor: | Paixão, Marcelo Jorge de Paula |
Resumen: | Não raramente, somos informados sobre diversas situações violentas que ocorrem dentro das escolas e no ambiente que as cerca. Até que ponto essa violência está relacionada com o desempenho dos alunos? Procuraremos responder a essa questão utilizando o SAEB. Nossa investigação se dará sobre os alunos do nono ano do ciclo fundamental, antiga oitava série do ensino fundamental. Iremos estudar os impactos da violência controlados por grupos de cor e de sexo, por tipo de dependência administrativa e por classificação econômica dos alunos. Nesta monografia mostramos que os alunos que frequentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência do que os alunos que frequentam escolas não violentas nas provas do SAEB. |
Materia: | Violência escolar Avaliação de desempenho Escolas públicas Qualidade da educação Sistema de avaliação da educação básica (SAEB) |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | jun-2010 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSMartins.pdf | 384.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.