Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24222
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo do processo de coagulação/floculação associado ao CAP (carvão ativado em pó) no tratamento de efluente de refinaria
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Layse Silva
Almeida, Raquel Duarte de
Orientador: Fonseca, Fabiana Valéria da
Resumo: A escassez dos recursos hídricos juntamente com legislações restritivas que limitam a quantidade de água captada e de efluentes líquidos descartados nos corpos receptores tem despertado o interesse em refinarias de petróleo de realizarem a prática de reuso de efluentes. Geralmente o tratamento deste tipo de efluente envolve uma etapa de separação físico-química (primário) e um tratamento biológico (secundário) para a remoção dos poluentes. No entanto, somente à aplicação destes tratamentos não é suficiente se o objetivo é reutilizar o efluente tratado em torres de resfriamento, pois há a possibilidade de ocorrer corrosão e incrustações nestes equipamentos e tubulações. Sendo necessário, portanto, a aplicação de um tratamento terciário. O tratamento terciário consiste, inicialmente, de uma etapa de clarificação química (coagulação/floculação/sedimentação) seguida de filtração em filtros de areia. Posteriormente, realiza-se uma etapa de adsorção em filtros de carvão ativado granular (CAG), para a remoção dos compostos orgânicos recalcitrantes (não biodegradáveis), e por fim é feita a remoção de sais, seja pelo processo de eletrodiálise reversa (EDR) ou osmose inversa (OI). No entanto, os filtros de CAG saturam prematuramente tornando o processo dispendioso e de difícil execução. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo propor uma modificação no tratamento terciário, que consiste na adição de carvão ativado em pó (CAP) nos tanques de clarificação química, eliminando a etapa de adsorção em coluna de carvão granular. Os produtos químicos utilizados para a realização dos ensaios foram o coagulante Cloreto de Polialumínio (PAC), o floculante aniônico Kuriflock PA 329 e o carvão ativado em pó Norit 1240. Foram avaliadas diferentes dosagens de produtos químicos e de carvão ativado em pó. Os testes realizados para avaliar a eficiência do processo com a aplicação destes produtos químicos mostraram uma efetiva redução na turbidez e de matéria orgânica do efluente, bem como uma significativa melhora nos índices de filtrabilidade. Verificou-se uma redução superior a 90% da turbidez e uma remoção de Carbono Orgânico Total (COT) de 52%, nas condições ótimas de operação. A adição do carvão em pó não modificou o índice de filtrabilidade do efluente, garantindo assim um baixo teor para formação de incrustações nas membranas. Sendo assim, avalia-se que o processo é aplicável como uma alternativa de tratamento terciário de efluentes de refinaria.
Palavras-chave: Refinarias de petróleo
Tratamento de efluentes
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Layse Silva; ALMEIDA, Raquel Duarte de. Estudo do processo de coagulação/floculação associado ao CAP (carvão ativado em pó) no tratamento de efluente de refinaria. 2015. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSCosta.pdf855.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.