Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24314
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Direito holístico: o samba como forma de resistência não institucional e instrumento de construção de sociabilidades para além da constituição
Autor(es)/Inventor(es): Macedo, Bruna Telles
Orientador: Emerique, Lilian Márcia Balmant
Resumo: A partir do contexto histórico do samba, no Rio de Janeiro, foi possível fazer uma análise do cenário em que vivemos. Perpassa-se pela reforma de Pereira Passos, resultando no fenômeno da gentrificação, pela questão desigualdade social e racial, na dificuldade do acesso à justiça, tendo o samba como intersecção dessas diferentes questões. A utilização de alguns trechos/letras de sambas foi essencial para trazer a arte para esta pesquisa e tornar mais fácil a conexão entre as músicas e os temas que foram tratados. Além disso, o estilo musical foi proposto como meio de sintetizar ideias e conectar diferentes narrativas.
Palavras-chave: Formalismo jurídico
Discriminacao racial
Gentrificação
Gentrification
Legal formalism
Racial discrimination
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACEDO, Bruna Telles. Direito holístico: o samba como forma de resistência não institucional e instrumento de construção de sociabilidades para além da constituição. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BTMacedo-min.pdf340.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.