Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2431
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Roberta Gualberto de | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-14T19:24:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Roberta Gualberto de. Leitura e escrita na educação infantil: reflexões sobre uma experiência no Colégio Pedro II. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2431 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita na educação infantil: reflexões sobre uma experiência no Colégio Pedro II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Corsino, Patricia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5540561339414541 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudo qualitativo sobre a relação de crianças de 5 a 6 anos e professores da Educação Infantil com a linguagem escrita. Ao considerar que muitas vezes o trabalho com a linguagem escrita é realizado de forma descontextualizada e desconectada dos interesses da criança, trabalhando apenas com reprodução de letras vazias de sentido, o objetivo principal desse estudo é compreender a especificidades do trabalho com a linguagem escrita de modo contextualizado e vivo. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir dos estudos de teóricos como: Vigotski (2009), Corsino (2009), Baptista (2010), Corais (2015), entre outros que abordam temas pertinentes ao desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. O trabalho empírico foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e consistiu no registro tanto das atividades da professora regente com as crianças, quanto na documentação do nosso trabalho como bolsistas. Dentre muitas atividades, destacamos o registro daquelas que envolviam a linguagem escrita e outras linguagens. Este trabalho busca compreender as possibilidades de exploração do trabalho envolvendo linguagem escrita na Educação Infantil, a fim de contribuir com a formação do professor pedagogo. Ao final, concluímos que em numa prática que tem como referência os projetos de trabalho garante-se a integração entre diferentes linguagens e áreas do conhecimento; além disso, proporciona-se experiências e aprendizagens significativas para as crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RFigueiredo.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.