Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2431
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Leitura e escrita na educação infantil: reflexões sobre uma experiência no Colégio Pedro II
Author(s)/Inventor(s): Figueiredo, Roberta Gualberto de
Advisor: Guimarães, Daniela
Abstract: Estudo qualitativo sobre a relação de crianças de 5 a 6 anos e professores da Educação Infantil com a linguagem escrita. Ao considerar que muitas vezes o trabalho com a linguagem escrita é realizado de forma descontextualizada e desconectada dos interesses da criança, trabalhando apenas com reprodução de letras vazias de sentido, o objetivo principal desse estudo é compreender a especificidades do trabalho com a linguagem escrita de modo contextualizado e vivo. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir dos estudos de teóricos como: Vigotski (2009), Corsino (2009), Baptista (2010), Corais (2015), entre outros que abordam temas pertinentes ao desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. O trabalho empírico foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e consistiu no registro tanto das atividades da professora regente com as crianças, quanto na documentação do nosso trabalho como bolsistas. Dentre muitas atividades, destacamos o registro daquelas que envolviam a linguagem escrita e outras linguagens. Este trabalho busca compreender as possibilidades de exploração do trabalho envolvendo linguagem escrita na Educação Infantil, a fim de contribuir com a formação do professor pedagogo. Ao final, concluímos que em numa prática que tem como referência os projetos de trabalho garante-se a integração entre diferentes linguagens e áreas do conhecimento; além disso, proporciona-se experiências e aprendizagens significativas para as crianças.
Keywords: Educação Infantil
Linguagem
Escrita
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FIGUEIREDO, Roberta Gualberto de. Leitura e escrita na educação infantil: reflexões sobre uma experiência no Colégio Pedro II. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFigueiredo.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.