Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2431
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Leitura e escrita na educação infantil: reflexões sobre uma experiência no Colégio Pedro II |
Autor(es)/Inventor(es): | Figueiredo, Roberta Gualberto de |
Orientador: | Guimarães, Daniela |
Resumo: | Estudo qualitativo sobre a relação de crianças de 5 a 6 anos e professores da Educação Infantil com a linguagem escrita. Ao considerar que muitas vezes o trabalho com a linguagem escrita é realizado de forma descontextualizada e desconectada dos interesses da criança, trabalhando apenas com reprodução de letras vazias de sentido, o objetivo principal desse estudo é compreender a especificidades do trabalho com a linguagem escrita de modo contextualizado e vivo. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir dos estudos de teóricos como: Vigotski (2009), Corsino (2009), Baptista (2010), Corais (2015), entre outros que abordam temas pertinentes ao desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. O trabalho empírico foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e consistiu no registro tanto das atividades da professora regente com as crianças, quanto na documentação do nosso trabalho como bolsistas. Dentre muitas atividades, destacamos o registro daquelas que envolviam a linguagem escrita e outras linguagens. Este trabalho busca compreender as possibilidades de exploração do trabalho envolvendo linguagem escrita na Educação Infantil, a fim de contribuir com a formação do professor pedagogo. Ao final, concluímos que em numa prática que tem como referência os projetos de trabalho garante-se a integração entre diferentes linguagens e áreas do conhecimento; além disso, proporciona-se experiências e aprendizagens significativas para as crianças. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Linguagem Escrita |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | FIGUEIREDO, Roberta Gualberto de. Leitura e escrita na educação infantil: reflexões sobre uma experiência no Colégio Pedro II. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RFigueiredo.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.