Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24358
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marchi, Leonardo Gabriel de | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel Barbosa e | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:24:09Z | - |
dc.date.available | 2024-11-15T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Barbosa e. O consumo de Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música.2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24358 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos de consumo | pt_BR |
dc.subject | Estudos de música e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Heavy metal | pt_BR |
dc.subject | Streaming de música | pt_BR |
dc.subject | Spotify | pt_BR |
dc.subject | Headbangers | pt_BR |
dc.title | O consumo de heavy metal na era dos sistemas de recomendação automática de música | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0657867646808573 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kischinhevsky, Marcelo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9941594543555963 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lucas, Cássio de Borba | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3826535392624295 | pt_BR |
dc.description.resumo | Como os novos “metaleiros”— ou melhor, heandbangers — ouvem música na era digital? Esta é a pergunta que orienta a presente monografia sobre as formas de consumo do gênero musical Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música empregados pelo sistemas de streaming de música. Nesse cenário, encontra-se o Spotify, o serviço de streaming de música mais usado no mundo, com a proposta de criar uma forma de ouvir música que se diferencia do modelo analógico. A partir disso, o presente trabalho buscou analisar as práticas do consumo de música no Spotify dos ouvintes de Heavy Metal como estudo de caso. Através da análise de entrevistas em profundidade, obteve-se resultados que mostram que, em primeiro momento, os headbangers consomem o gênero musical de forma semelhante às práticas comuns da época pré-streaming, mudando apenas o meio em que consomem. Após uma investigação mais detida, percebemos que, por mais que o método de divulgação boca a boca ainda seja bastante presente na comunidade do Metal, os sistemas de recomendação automática de música passam a influenciar os modos de consumo do gênero musical de forma crescente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GBESILVA-min.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.