Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarchi, Leonardo Gabriel de-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Barbosa e-
dc.date.accessioned2024-11-13T19:24:09Z-
dc.date.available2024-11-15T03:00:13Z-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Barbosa e. O consumo de Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música.2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24358-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos de consumopt_BR
dc.subjectEstudos de música e comunicaçãopt_BR
dc.subjectHeavy metalpt_BR
dc.subjectStreaming de músicapt_BR
dc.subjectSpotifypt_BR
dc.subjectHeadbangerspt_BR
dc.titleO consumo de heavy metal na era dos sistemas de recomendação automática de músicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573pt_BR
dc.contributor.referee1Kischinhevsky, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941594543555963pt_BR
dc.contributor.referee2Lucas, Cássio de Borba-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3826535392624295pt_BR
dc.description.resumoComo os novos “metaleiros”— ou melhor, heandbangers — ouvem música na era digital? Esta é a pergunta que orienta a presente monografia sobre as formas de consumo do gênero musical Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música empregados pelo sistemas de streaming de música. Nesse cenário, encontra-se o Spotify, o serviço de streaming de música mais usado no mundo, com a proposta de criar uma forma de ouvir música que se diferencia do modelo analógico. A partir disso, o presente trabalho buscou analisar as práticas do consumo de música no Spotify dos ouvintes de Heavy Metal como estudo de caso. Através da análise de entrevistas em profundidade, obteve-se resultados que mostram que, em primeiro momento, os headbangers consomem o gênero musical de forma semelhante às práticas comuns da época pré-streaming, mudando apenas o meio em que consomem. Após uma investigação mais detida, percebemos que, por mais que o método de divulgação boca a boca ainda seja bastante presente na comunidade do Metal, os sistemas de recomendação automática de música passam a influenciar os modos de consumo do gênero musical de forma crescente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GBESILVA-min.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.