Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24358
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O consumo de heavy metal na era dos sistemas de recomendação automática de música
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabriel Barbosa e
Tutor: Marchi, Leonardo Gabriel de
Resumen: Como os novos “metaleiros”— ou melhor, heandbangers — ouvem música na era digital? Esta é a pergunta que orienta a presente monografia sobre as formas de consumo do gênero musical Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música empregados pelo sistemas de streaming de música. Nesse cenário, encontra-se o Spotify, o serviço de streaming de música mais usado no mundo, com a proposta de criar uma forma de ouvir música que se diferencia do modelo analógico. A partir disso, o presente trabalho buscou analisar as práticas do consumo de música no Spotify dos ouvintes de Heavy Metal como estudo de caso. Através da análise de entrevistas em profundidade, obteve-se resultados que mostram que, em primeiro momento, os headbangers consomem o gênero musical de forma semelhante às práticas comuns da época pré-streaming, mudando apenas o meio em que consomem. Após uma investigação mais detida, percebemos que, por mais que o método de divulgação boca a boca ainda seja bastante presente na comunidade do Metal, os sistemas de recomendação automática de música passam a influenciar os modos de consumo do gênero musical de forma crescente.
Materia: Estudos de consumo
Estudos de música e comunicação
Heavy metal
Streaming de música
Spotify
Headbangers
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Gabriel Barbosa e. O consumo de Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música.2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_GBESILVA-min.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.