Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24360

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídias sociais e e política: o surgimento dos políticos influenciadores e o seu impacto na democracia brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Diniz, Geovana da Silva Alves
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Coorientador: Costa, Nicole Sanchotene Freire da
Resumo: Esta pesquisa busca entender como a relação entre as redes sociais digitais e a política favoreceu o surgimento da figura dos políticos influenciadores e quais são seus impactos na democracia brasileira. Para isso, foi feita uma análise de discurso adotada pelos deputados federais Nikolas Ferreira e Erika Hilton na plataforma de mídia social Twitter/X, durante o período de 2019 até as eleições de 2022. Dessa forma, buscamos elucidar estratégias e padrões utilizados na comunicação política desses parlamentares e a sua evolução durante o período proposto. Com esse intuito, foi realizada uma revisão bibliográfica e a análise de estudos sobre o tema, sendo examinada a complexa relação do uso das mídias sociais na democracia brasileira e como ela vem sendo influenciada pelo contexto político internacional. Assim, foi possível verificar diferentes formas de ação em rede e como o funcionamento algorítmico das plataformas ameaça nossas instituições democráticas.
Palavras-chave: Comunicação digital
Política
Mídias sociais
Twitter
Algoritmos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DINIZ, Geovana da Silva Alves. Mídias sociais e política: o surgimento dos políticos influenciadores e o seu impacto na democracia brasileira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GDiniz-min.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.