Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.other | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.other | Ponnou, Sébastien | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T12:35:06Z | - |
dc.date.available | 2024-12-08T03:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Cristiana; PONNOU, Sébastien (org.). Escutar crianças e adolescentes hiperativos: aposta da psicanálise. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788571085213 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24513 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFRJ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | Escutar crianças e adolescentes hiperativos: aposta da psicanálise | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | Este livro procura desenvolver uma crítica esclarecida e bem fundamentada das abordagens biomédicas da hiperatividade, reunindo para tanto estudos de casos e vinhetas clínicas das práticas, que se embasam na psicanálise com crianças e adolescentes diagnosticados como hiperativos. A ideia é partir de uma prática que tem como foco a voz singular da criança/adolescente e dos seus pais para refletir como os analistas acolhem esses significantes e “novos sintomas” para além de qualquer preocupação categórica, determinista ou normativa. Nesse sentido, a obra reúne contribuições de profissionais da área que possam narrar os deslocamentos e a abertura propiciados pelo trabalho psicanalítico com crianças diagnosticadas com TDAH. As apresentações dizem respeito ao acolhimento de crianças em consultórios ou instituições e têm como foco, a partir da chamada hiperatividade, o desenvolvimento de questões específicas ao campo psicanalítico: a fala e o corpo, o uso de categorias e referências diagnósticas na psicanálise, o uso de tratamentos, o trabalho com os pais, a dialética ciência/ psicanálise, a ética psicanalítica, entre outras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Editora UFRJ | pt_BR |
dc.publisher.initials | EDUFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Escutar criancas e adolescentes hiperativos.pdf | 4.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.