Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24547
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O trabalho escravizado contemporâneo e o Supremo Tribunal Federal: reflexões sobre as interpretações concedidas à tipificação do Art. 149 do Código Penal
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Mateus Teixeira Marinho
Orientador: Varella, Renata Versiani Scott
Resumo: A presente pesquisa apresenta a temática do trabalho escravizado contemporâneo, como também a forma a qual o Direito brasileiro tem lidado com tais situações, tendo em vista as dificuldades do ordenamento jurídico pátrio em caracterizar em suas decisões a ocorrência da redução de indivíduos a condição análoga à de escravo, art. 149, do Código Penal. Dessa forma, o objetivo deste trabalho se dá por conceituar essa nova forma de escravização, tecer críticas sobre a influência capitalista nessa problemática e analisar, também com viés crítico, jurisprudências as quais demonstrem a questão levantada como tema. Para tanto, será utilizado como método o sócio jurídico crítico, valendo-se de pesquisa documental como leis, jurisprudências e bibliografias como livros e artigos. Concluímos que a situação atual do sistema jurídico brasileiro sob a ótica trabalhista está em desacordo principiológico com o estabelecido na CF/88 e em Convenções internacionais no que tange ao repúdio a ocorrência de escravização. Além disso, percebemos que, apesar da premissa do STF ser a defesa dos preceitos constitucionais, os ministros interpretam normas sem considerar a Carta Magna e seu caráter social.
Palavras-chave: Trabalho Escravo Contemporâneo
Influência Capitalista
Desacordo Principiológico
Preceitos Constitucionais
Contemporary Slave Labor
Capitalist Influence
Disagreement on Principles
Constitutional Precepts
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Mateus Teixeira Marinho. O trabalho escravizado contemporâneo e o Supremo Tribunal Federal: reflexões sobre as interpretações concedidas à tipificação do Art. 149 do Código Penal. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTMGomes-min.pdf535.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.