Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24566
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Dar voz aos corpos e corpo às vozes: uma trama para subverter a lógica mentalista na produção de conhecimento
Author(s)/Inventor(s): Simões, Isabelly de Souza
Advisor: Houri, Mônica de Souza
Abstract: O presente trabalho, cujo tema é corpo e mente na educação, tem como objetivo levantar possibilidades de contrariar a lógica mentalista na educação que, com apontamentos de Espinosa e de corporeidade ativa, não funciona para além da tradicional visão dicotomista do corpo e da mente. A discussão se baseia em autores como Marilena Chaui, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Léa Velocina Vargas Tiriba, Hergos Ritor Fróes de Couto Couto, entre outros. O trabalho se divide em duas partes: na primeira, uma reflexão sobre a lógica mentalista e por que a hierarquização corpo e mente não mais se sustenta; na segunda, uma sequência didática de uma sala de aula que incorpore as reflexões levantadas. Como resultado do trabalho, conclui-se que, mais que possível, a reivindicação do corpo que pensa e sente na sala de aula faz-se necessária.
Keywords: Educação
Ensino e aprendizagem
Sequência didática
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISSimões.pdf240.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.