Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24568
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Emoções e identidade: quem eu preciso ser ao aprender outra língua? |
Author(s)/Inventor(s): | Machado, Emelen Ketelen Cruz |
Advisor: | Kluge, Denise Cristina |
Abstract: | Esta monografia tece uma análise sobre o processo de aprendizado do inglês, com foco na experiência de uma aluna e suas reflexões sobre como a identidade e as emoções influenciam o processo de aquisição de uma língua estrangeira. A pesquisa explora temas como a linguagem, a globalização e o apagamento cultural que muitas vezes acompanha o ensino de idiomas, bem como a Teoria do Impostor, que descreve a sensação de inadequação sentida por muitos aprendizes. O estudo também examina o impacto das emoções no aprendizado e como o processo de aprendizagem de um novo idioma pode afetar a autoidentificação do aluno, gerando tanto desafios quanto transformações pessoais. A análise propõe uma reflexão crítica sobre as metodologias tradicionais de ensino, destacando a importância de considerar a realidade e a subjetividade do aprendiz para um aprendizado mais eficaz e significativo. |
Keywords: | Literatura inglesa Estudo e ensino Ensino e aprendizagem |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EKCMachado.pdf | 723.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.