Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24568
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Emoções e identidade: quem eu preciso ser ao aprender outra língua?
Author(s)/Inventor(s): Machado, Emelen Ketelen Cruz
Advisor: Kluge, Denise Cristina
Abstract: Esta monografia tece uma análise sobre o processo de aprendizado do inglês, com foco na experiência de uma aluna e suas reflexões sobre como a identidade e as emoções influenciam o processo de aquisição de uma língua estrangeira. A pesquisa explora temas como a linguagem, a globalização e o apagamento cultural que muitas vezes acompanha o ensino de idiomas, bem como a Teoria do Impostor, que descreve a sensação de inadequação sentida por muitos aprendizes. O estudo também examina o impacto das emoções no aprendizado e como o processo de aprendizagem de um novo idioma pode afetar a autoidentificação do aluno, gerando tanto desafios quanto transformações pessoais. A análise propõe uma reflexão crítica sobre as metodologias tradicionais de ensino, destacando a importância de considerar a realidade e a subjetividade do aprendiz para um aprendizado mais eficaz e significativo.
Keywords: Literatura inglesa
Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EKCMachado.pdf723.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.