Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24608
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso de marcas como palavras-chave em motores de busca e a responsabilidade dos provedores de internet pelo seu uso indevido
Author(s)/Inventor(s): Santos, Paulo Eduardo Noronha Gonçalves de Barros e
Advisor: Assafim, João Marcelo de Lima
Abstract: A presente pesquisa objetiva analisar e compreender os mecanismos pelos quais os anúncios de marcas na internet configurariam violações ao direito marcário e concorrencial. Vale dizer, pretendeu-se estudar se o uso indevido de marcas em anúncios digitais configuraria uma prática de concorrência desleal e, se sim, quais seriam as implicações disso para os provedores de internet, como o Google, Yahoo, Safari, etc. Além disso, abordou-se os critérios utilizados por esses provedores para exporem com maior ênfase ou não os anúncios. Outrossim, expôs-se a recente jurisprudência dos Tribunais brasileiros sobre o assunto.
Keywords: Uso indevido de marca
Concorrência desleal
Responsabilidade do provedor de internet
Undue use of trademark
Unfair competition
Responsibility of internet providers
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Paulo Eduardo Noronha Gonçalves de Barros e. O uso de marcas como palavras-chave em motores de busca e a responsabilidade dos provedores de internet pelo seu uso indevido. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PENGBSantos.pdf432.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.