Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConsidera, Anabelle Loivos-
dc.contributor.authorGomes, Flavianne Pires-
dc.date.accessioned2024-12-18T19:38:53Z-
dc.date.available2024-12-20T03:00:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24643-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleLiteratura infanto juvenil, contos de fada e a psicanálise dos contos em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3353735173336907pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que a literatura é presente na vida das pessoas desde os primeiros anos de vida, ainda que sob sua forma oral. Isso faz com que ela tenha uma grande importância e um papel essencial para criar um ser humano crítico e expandir a imaginação e criatividade. Dentre todos os contatos que o indivíduo tem ao longo da vida com a literatura, o primeiro geralmente tem a ver com os contos de fadas, que são apresentados logo na infância. Além das funções recreativas, os contos de fadas trazem também uma certa responsabilidade pedagógica de aprendizagem e psicológica de engajamento, além de chamar a atenção dos pequenos. Tomando por base tais pontos, este trabalho tem por objetivo analisar a necessidade dos contos de fadas como forma pedagógica dentro do contexto de sala de aula, sob a perspectiva da psicanálise. Sendo assim, este trabalho é uma revisão bibliográfica dos artigos relacionados ao estudo dos contos de fada com olhar psicanalítico, além de seu uso como leitura literária na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPGomes.pdf150.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.