Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24643
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Literatura infanto juvenil, contos de fada e a psicanálise dos contos em sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Flavianne Pires
Tutor: Considera, Anabelle Loivos
Resumen: Sabe-se que a literatura é presente na vida das pessoas desde os primeiros anos de vida, ainda que sob sua forma oral. Isso faz com que ela tenha uma grande importância e um papel essencial para criar um ser humano crítico e expandir a imaginação e criatividade. Dentre todos os contatos que o indivíduo tem ao longo da vida com a literatura, o primeiro geralmente tem a ver com os contos de fadas, que são apresentados logo na infância. Além das funções recreativas, os contos de fadas trazem também uma certa responsabilidade pedagógica de aprendizagem e psicológica de engajamento, além de chamar a atenção dos pequenos. Tomando por base tais pontos, este trabalho tem por objetivo analisar a necessidade dos contos de fadas como forma pedagógica dentro do contexto de sala de aula, sob a perspectiva da psicanálise. Sendo assim, este trabalho é uma revisão bibliográfica dos artigos relacionados ao estudo dos contos de fada com olhar psicanalítico, além de seu uso como leitura literária na escola.
Materia: Literatura infanto-juvenil
Contos de fadas
Psicanálise
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FPGomes.pdf150.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.