Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24643
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Literatura infanto juvenil, contos de fada e a psicanálise dos contos em sala de aula |
Author(s)/Inventor(s): | Gomes, Flavianne Pires |
Advisor: | Considera, Anabelle Loivos |
Abstract: | Sabe-se que a literatura é presente na vida das pessoas desde os primeiros anos de vida, ainda que sob sua forma oral. Isso faz com que ela tenha uma grande importância e um papel essencial para criar um ser humano crítico e expandir a imaginação e criatividade. Dentre todos os contatos que o indivíduo tem ao longo da vida com a literatura, o primeiro geralmente tem a ver com os contos de fadas, que são apresentados logo na infância. Além das funções recreativas, os contos de fadas trazem também uma certa responsabilidade pedagógica de aprendizagem e psicológica de engajamento, além de chamar a atenção dos pequenos. Tomando por base tais pontos, este trabalho tem por objetivo analisar a necessidade dos contos de fadas como forma pedagógica dentro do contexto de sala de aula, sob a perspectiva da psicanálise. Sendo assim, este trabalho é uma revisão bibliográfica dos artigos relacionados ao estudo dos contos de fada com olhar psicanalítico, além de seu uso como leitura literária na escola. |
Keywords: | Literatura infanto-juvenil Contos de fadas Psicanálise |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FPGomes.pdf | 150.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.