Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24643
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Literatura infanto juvenil, contos de fada e a psicanálise dos contos em sala de aula
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Flavianne Pires
Advisor: Considera, Anabelle Loivos
Abstract: Sabe-se que a literatura é presente na vida das pessoas desde os primeiros anos de vida, ainda que sob sua forma oral. Isso faz com que ela tenha uma grande importância e um papel essencial para criar um ser humano crítico e expandir a imaginação e criatividade. Dentre todos os contatos que o indivíduo tem ao longo da vida com a literatura, o primeiro geralmente tem a ver com os contos de fadas, que são apresentados logo na infância. Além das funções recreativas, os contos de fadas trazem também uma certa responsabilidade pedagógica de aprendizagem e psicológica de engajamento, além de chamar a atenção dos pequenos. Tomando por base tais pontos, este trabalho tem por objetivo analisar a necessidade dos contos de fadas como forma pedagógica dentro do contexto de sala de aula, sob a perspectiva da psicanálise. Sendo assim, este trabalho é uma revisão bibliográfica dos artigos relacionados ao estudo dos contos de fada com olhar psicanalítico, além de seu uso como leitura literária na escola.
Keywords: Literatura infanto-juvenil
Contos de fadas
Psicanálise
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPGomes.pdf150.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.