Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24673
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marginalidade e afeto: a potência das classes populares na construção de identidades na literatura brasileira contemporânea
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Vanessa Rodrigues
Orientador: Ji, Renan
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar o pouco espaço que as camadas menos favorecidas têm dentro da literatura brasileira, tal como a presença limitada de personagens negras, sobretudo como protagonistas. Pretende-se constatar, a partir dos suportes teóricos de Djamila Ribeiro (2019), que debate os conceitos de lugar de fala e classe social, e de Regina Dalcastagnè (2012), a importância de produzir novas bases epistêmicas para pensar a criação literária. Para isso, aprofundei minha reflexão analisando Conceição Evaristo, uma das vozes mais significativas da literatura negro-brasileira, que contribui de forma enriquecedora para as vivências e experiências das mulheres negras e periféricas. Em seus contos “Duzu-Querença” e “Luamanda”, presentes na antologia Olhos d’Água (2014), Evaristo nos traz um outro olhar, oferecendo uma nova perspectiva que valoriza a dignidade dessas personagens.
Palavras-chave: Literatura brasileira
História e crítica
Negros na literatura
Lugar de fala
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRBarbosa.pdf261.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.