Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24683
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Proposta de atividades escolares em uma metodologia ativa para aprimoramento da produção discursivo-argumentativa no ensino básico |
Autor(es)/Inventor(es): | Calazans, Amanda Cristina Almeida |
Tutor: | Gouvêa, Lúcia Helena Martins |
Resumen: | Este trabalho propõe uma sequência didática para aprimorar a produção discursivo-argumentativa de estudantes dos últimos ciclos do Ensino Fundamental. Com base nas teorias de Patrick Charaudeau (2008), Oswald Ducrot e Paul Grice, segundo Koch (2012), foram elaboradas atividades dinâmicas que partem da oralidade e culminam na produção escrita. A metodologia é ativa e busca engajar os alunos em um processo de ensino mais interativo, promovendo autonomia e protagonismo em sala de aula. As atividades incluem debates, encenações e exercícios de reescrita, estimulando a compreensão dos elementos argumentativos e o uso de recursos linguísticos para fortalecer a argumentação. Este trabalho visa a contribuir para a formação de alunos mais críticos e expressivos em suas produções discursivas. |
Materia: | Argumentação Prática de ensino Produção textual |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2024 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACACalazans.pdf | 184.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.