Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24683
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Proposta de atividades escolares em uma metodologia ativa para aprimoramento da produção discursivo-argumentativa no ensino básico |
Autor(es)/Inventor(es): | Calazans, Amanda Cristina Almeida |
Orientador: | Gouvêa, Lúcia Helena Martins |
Resumo: | Este trabalho propõe uma sequência didática para aprimorar a produção discursivo-argumentativa de estudantes dos últimos ciclos do Ensino Fundamental. Com base nas teorias de Patrick Charaudeau (2008), Oswald Ducrot e Paul Grice, segundo Koch (2012), foram elaboradas atividades dinâmicas que partem da oralidade e culminam na produção escrita. A metodologia é ativa e busca engajar os alunos em um processo de ensino mais interativo, promovendo autonomia e protagonismo em sala de aula. As atividades incluem debates, encenações e exercícios de reescrita, estimulando a compreensão dos elementos argumentativos e o uso de recursos linguísticos para fortalecer a argumentação. Este trabalho visa a contribuir para a formação de alunos mais críticos e expressivos em suas produções discursivas. |
Palavras-chave: | Argumentação Prática de ensino Produção textual |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACACalazans.pdf | 184.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.