Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24683
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Proposta de atividades escolares em uma metodologia ativa para aprimoramento da produção discursivo-argumentativa no ensino básico
Autor(es)/Inventor(es): Calazans, Amanda Cristina Almeida
Orientador: Gouvêa, Lúcia Helena Martins
Resumo: Este trabalho propõe uma sequência didática para aprimorar a produção discursivo-argumentativa de estudantes dos últimos ciclos do Ensino Fundamental. Com base nas teorias de Patrick Charaudeau (2008), Oswald Ducrot e Paul Grice, segundo Koch (2012), foram elaboradas atividades dinâmicas que partem da oralidade e culminam na produção escrita. A metodologia é ativa e busca engajar os alunos em um processo de ensino mais interativo, promovendo autonomia e protagonismo em sala de aula. As atividades incluem debates, encenações e exercícios de reescrita, estimulando a compreensão dos elementos argumentativos e o uso de recursos linguísticos para fortalecer a argumentação. Este trabalho visa a contribuir para a formação de alunos mais críticos e expressivos em suas produções discursivas.
Palavras-chave: Argumentação
Prática de ensino
Produção textual
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACACalazans.pdf184.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.