Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24686
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Uma aula alternativa sobre a cinemática do plano inclinado |
Author(s)/Inventor(s): | Brito, Luciana Sá |
Advisor: | Soares, Vitorvani |
Abstract: | Neste trabalho, desenvolvemos uma axila para o Ensino Médio sobre o movimento uniformemente acelerado, onde esperamos que o estudante compreenda o significado físico da equação horária da posição de um móvel em um movimento retilíneo uniformemente variado, através da introdução de aspectos históricos do desenvolvimento da cinemática relacionados ao trabalho de Nicole Oresme. Entre esses aspectos destacamos a aplicação de gráficos para examinar relações entre duas variáveis físicas e a criação do teorema da velocidade média. Para tanto, utilizamos um conjunto de dados da posição com respeito ao tempo de um móvel que se desloca ao longo de um trilho de ar inclinado. Relacionamos esses dados com a física de Oresme, um dos principais responsáveis pelo estudo e avanço da cinemática da Idade Média, e a partir desse diálogo entre as necessidades educacionais de hoje e algumas contribuições do século XIV, propomos uma forma alternativa de abordagem da cinemática do movimento. Nosso objetivo, além de desenvolvermos a habilidade do estudante em lidar com gráficos e sua interpretação, é encontrar a função horária da posição para o movimento do móvel. Queremos, com isto, esclarecer as propriedades cinemáticas dos corpos em movimento, através de um estudo que guarde em si o teor da demonstração do teorema da velocidade média e do que ele significou para o desenvolvimento da cinemática. Fazendo um paralelo com a matemática, comparamos a função horária do movimento com a equação da parábola e descobrimos que a aceleração do móvel corresponde ao inverso do dobro do valor do foco da parábola que descreve o seu movimento. Para tal, abordamos o método de construção da parábola inventado na antigüidade grega, como também a demonstração da sua equação algébrica correspondente, só realizada vários séculos mais tarde. |
Keywords: | Cinemática Velocidade Ensino médio Ensino de física |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METODOS MATEMATICOS DA FISICA |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2008 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSBrito.pdf | 10.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.