Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/24715
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Da educação à liberdade financeira: uma jornada possível com fundos de investimentos imobiliários |
Autor(es)/Inventor(es): | Albuquerque, André Luiz Oliveira de |
Tutor: | Marques, Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti |
Resumen: | A presente pesquisa tem por propósito apresentar, através de uma revisão de literatura, o panorama atual da educação financeira no Brasil, buscando, apresentar os principais conceitos explorados em relação à temática, além de buscar as discussões ao apresentar uma proposta de alocação de recursos da poupança em ativos que permita a criação de um patrimônio capaz de gerar a independência financeira, ou seja, uma “aposentadoria” precoce. É apresentado um modelo de alocação de recursos pautado por instrumentos e indicadores financeiros e, ainda, caracterizado pela adoção de critérios que se apresentam mais atraentes frente aos identificados de forma preponderante na literatura. O estudo foi classificado como exploratório, haja vista a incipiência do tema abordado, com uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento base a pesquisa bibliográfica e documental. Desse modo, busca-se refletir sobre questões afetas à tomada das melhores decisões financeiras disponíveis, perseguindo-se, inclusive, alternativas aos fundos de previdência privada que possam performar melhor no período de acumulação, além de evitar perdas com pagamento de taxas de administração, isso associado aos investimentos adequados no que se refere tanto à rentabilidade quanto aos riscos envolvidos, de modo que se possa atingir o patrimônio que, devidamente investido, permita a fruição de renda, seja ela primária ou complementar. A observação dos resultados obtidos com Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), em decorrência da metodologia aplicada, permitirá que pessoas físicas realizem melhores opções que performem de maneira mais eficiente, desde que feito com a disciplina demandada. |
Materia: | Educação financeira Finanças pessoais Previdência privada Fundos de investimentos |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 30-dic-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ALBUQUERQUE, André Luiz Oliveira de. Da educação à liberdade financeira: uma jornada possível com fundos de investimentos imobiliários. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALOAlbuquerque.pdf | 324.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.