Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24715
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da educação à liberdade financeira: uma jornada possível com fundos de investimentos imobiliários
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, André Luiz Oliveira de
Orientador: Marques, Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti
Resumo: A presente pesquisa tem por propósito apresentar, através de uma revisão de literatura, o panorama atual da educação financeira no Brasil, buscando, apresentar os principais conceitos explorados em relação à temática, além de buscar as discussões ao apresentar uma proposta de alocação de recursos da poupança em ativos que permita a criação de um patrimônio capaz de gerar a independência financeira, ou seja, uma “aposentadoria” precoce. É apresentado um modelo de alocação de recursos pautado por instrumentos e indicadores financeiros e, ainda, caracterizado pela adoção de critérios que se apresentam mais atraentes frente aos identificados de forma preponderante na literatura. O estudo foi classificado como exploratório, haja vista a incipiência do tema abordado, com uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento base a pesquisa bibliográfica e documental. Desse modo, busca-se refletir sobre questões afetas à tomada das melhores decisões financeiras disponíveis, perseguindo-se, inclusive, alternativas aos fundos de previdência privada que possam performar melhor no período de acumulação, além de evitar perdas com pagamento de taxas de administração, isso associado aos investimentos adequados no que se refere tanto à rentabilidade quanto aos riscos envolvidos, de modo que se possa atingir o patrimônio que, devidamente investido, permita a fruição de renda, seja ela primária ou complementar. A observação dos resultados obtidos com Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), em decorrência da metodologia aplicada, permitirá que pessoas físicas realizem melhores opções que performem de maneira mais eficiente, desde que feito com a disciplina demandada.
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Previdência privada
Fundos de investimentos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALBUQUERQUE, André Luiz Oliveira de. Da educação à liberdade financeira: uma jornada possível com fundos de investimentos imobiliários. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALOAlbuquerque.pdf324.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.