Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24743
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O ensino da literatura nas escolas: por que os jovens se tornam adultos não leitores? |
Author(s)/Inventor(s): | Henriques, Beatriz Amaral |
Advisor: | Considera, Anabelle Loivos |
Abstract: | O afastamento dos jovens da leitura é um problema crescente, especialmente na adolescência, influenciado por fatores como o uso excessivo de tecnologias e métodos pedagógicos desestimulantes. Esta monografia tem como objetivo identificar os motivos do desinteresse e propor estratégias que incentivem o hábito de leitura entre jovens. A pesquisa adotou uma metodologia exploratória, com análise de dados da "Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil" (2019) e revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas. Os resultados mostram que o papel do professor é crucial para a formação de leitores, exigindo abordagens criativas, como uso de livros paradidáticos e práticas alinhadas à BNCC. Conclui-se que a leitura pode ser transformada em uma atividade prazerosa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento cultural e crítico dos jovens. |
Keywords: | Leitura Práticas educativas Currículos e programas Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BAHenriques.pdf | 185.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.