Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24743
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino da literatura nas escolas: por que os jovens se tornam adultos não leitores?
Author(s)/Inventor(s): Henriques, Beatriz Amaral
Advisor: Considera, Anabelle Loivos
Abstract: O afastamento dos jovens da leitura é um problema crescente, especialmente na adolescência, influenciado por fatores como o uso excessivo de tecnologias e métodos pedagógicos desestimulantes. Esta monografia tem como objetivo identificar os motivos do desinteresse e propor estratégias que incentivem o hábito de leitura entre jovens. A pesquisa adotou uma metodologia exploratória, com análise de dados da "Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil" (2019) e revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas. Os resultados mostram que o papel do professor é crucial para a formação de leitores, exigindo abordagens criativas, como uso de livros paradidáticos e práticas alinhadas à BNCC. Conclui-se que a leitura pode ser transformada em uma atividade prazerosa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento cultural e crítico dos jovens.
Keywords: Leitura
Práticas educativas
Currículos e programas
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAHenriques.pdf185.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.