Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24757
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Paisagens imaginadas e paisagens imaginantes: um comparativo estético entre a pintura de Alberto da Veiga Guignard e a música do Cube da Esquina |
Autor(es)/Inventor(es): | Busetto, Matheus Dal Bem |
Orientador: | Oliveira, Paulo da Costa e Silva Franco de |
Resumo: | O presente texto se configura como um comparativo estético e poético entre as obras de Alberto da Veiga Guignard, em especial sua série de "Paisagens Imaginantes", e o trabalho do grupo Clube da Esquina, com ênfase no seu primeiro disco homônimo de 1972. Através deste comparativo, objetivamos elencar algumas das chaves de leitura que possibilitem a comparação entre objetos pictóricos e musicais, bem como mostrar como dois conjuntos estruturados em diferentes meios acabaram por construir relações culturais e históricas similares em contextos diferentes. |
Palavras-chave: | Guignard Clube da Esquina Paisagens Imaginação Estética Landscape Imagination Aesthetics |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 31-Mai-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BUSETTO, Matheus dal Bem. Paisagens imaginadas e paisagens imaginantes: um comparativo estético entre a pintura de Alberto da Veiga Guignard e a música do Clube da Esquina. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece nas coleções: | História da Arte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MDBusetto.pdf | 886.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.