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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estratégias de crescimento da companhia Vale do Rio Doce após a privatização
Autor(es)/Inventor(es): Ferraris, Fabrizio Klabund
Tutor: Hasenclever, Lia
Resumen: Analisa as estratégias de crescimento da Vale sob o prisma da Teoria do Crescimento da Firma de Edith Penrose de 1959. Serão vistas as modalidades de estratégias, as motivações e os resultados destes processos. É importante destacar que não é o objetivo deste trabalho avaliar o crescimento da Vale, o foco verdadeiro são as estratégias e em segundo plano seu resultante, o crescimento. A Vale foi escolhida por representar um caso rico de estratégias empresariais no Brasil e a sua curta história como empresa privada nos dá a vantagem de possuir uma contemporaneidade com seus eventos de maior impacto na economia do setor. Apesar de a empresa ter sido privatizada em 1997, foi escolhido o período de 2001-2010 justamente por poder fornecer um conjunto maior de informações e estatísticas. Por fim, deseja-se especular sobre a existência de estratégias que possam ser analisadas à luz da teoria de Penrose, verificando se há correlação entre o potencial de crescimento das firmas com os movimentos adotados ao longo das suas histórias, mais especificamente nos padrões descritos pela autora. O resultado indica que para as principais modalidades de estratégia de crescimento empreendidas pela Vale, Penrose já havia desenvolvido ou esboçado situações semelhantes e até idênticas, mesmo que incidentalmente. Fora observado ainda que a autora soube recriar, mesmo em um tempo onde não havia empresas tão modernas e mutáveis como as atuais, uma teoria que fosse abrangente o suficiente para que a leitura do crescimento das firmas adotasse um padrão observável ao longo do tempo, como foi o caso da Vale.
Materia: Economia brasileira
Estratégia empresarial
Desenvolvimento
Privatização
Empresas privadas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

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