Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFagundes, Igor Teixeira Silva-
dc.contributor.authorSouza, Thaisa Faustino de-
dc.date.accessioned2025-02-18T21:46:38Z-
dc.date.available2025-02-20T03:00:11Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Thaisa Faustino de. Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25122-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectInstituições Acadêmicaspt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectProjectspt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.titleDança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do moverpt_BR
dc.title.alternativeDance in socio-education centers and schools: racial issues in the power of movementpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0810521869508975pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8419862011992879pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Maria Aparecida Donato de-
dc.contributor.referee2Trotta, Mariana de Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730640883867116pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança é resultado de uma pesquisa-ação que teve por objetivo relatar, sistematizar teórico-metodologicamente oficinas de dança levadas a Centros de Socioeducação e escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, apresentando e discutindo seus resultados, com o intuito de ampliar o entendimento do que pode ser dança e sua potência educadora, delatando o aprisionamento do seu sentido em uma perspectiva eurocêntrica. Para tal, estabelece um diálogo com autores como Patricia Stokoe e Helenita Sá Earp. Junto à ampliação do entendimento do que pode ser dança, visando a uma despadronização nas oficinas, a desigualdade racial foi uma temática constante. Minha vivência como mulher negra é apresentada no trabalho de modo a expor os ataques racistas que sofri na infância e dolescência, como também a demonização a cultos – e, por extensão, danças e corporeidades – de matriz africana, que percebia ser reforçada nas escolas e colégios onde estudei. Esses fatores me deram a compreensão da necessidade de abordar a questão racial em espaços educacionais, entendendo que o preterimento e desvalorização do fenótipo e da cultura de povos não brancos é o cerne das padronizações impostas pelo eurocentrismo, em diálogo com Eliane Cavalleiro, Luana Génot, Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg e Grada Kilomba. Nesse trabalho utilizei a escrevivência – conceito formulado pela escritora Conceição Evaristo – como horizonte para redimensionar o relato autobiográfico, sem a pretensão de consumá-la como método, mas com o propósito de acolhê-la dentro de uma dimensão racial. Minha relação com a dança, antes e depois de adentrar o curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a transformação da minha compreensão do que pode ser dança também são apresentadas no trabalho, identificando, assim, os pontos mais relevantes para a formação das oficinas. Ao levá-las aos referidos espaços educacionais, ensaiei neste trabalho uma reflexão teórica possível, atrelada a uma análise dos métodos de ensino-aprendizagem de dança que utilizei e a receptividade de cada público participante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFSouza.pdf559.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.