Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fagundes, Igor Teixeira Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Thaisa Faustino de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T21:46:38Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T03:00:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Thaisa Faustino de. Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25122 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dancing | pt_BR |
dc.subject | Instituições Acadêmicas | pt_BR |
dc.subject | Schools | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject | Projects | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Adolescent | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Child | pt_BR |
dc.title | Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover | pt_BR |
dc.title.alternative | Dance in socio-education centers and schools: racial issues in the power of movement | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0810521869508975 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8419862011992879 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Matos, Maria Aparecida Donato de | - |
dc.contributor.referee2 | Trotta, Mariana de Rosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2730640883867116 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança é resultado de uma pesquisa-ação que teve por objetivo relatar, sistematizar teórico-metodologicamente oficinas de dança levadas a Centros de Socioeducação e escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, apresentando e discutindo seus resultados, com o intuito de ampliar o entendimento do que pode ser dança e sua potência educadora, delatando o aprisionamento do seu sentido em uma perspectiva eurocêntrica. Para tal, estabelece um diálogo com autores como Patricia Stokoe e Helenita Sá Earp. Junto à ampliação do entendimento do que pode ser dança, visando a uma despadronização nas oficinas, a desigualdade racial foi uma temática constante. Minha vivência como mulher negra é apresentada no trabalho de modo a expor os ataques racistas que sofri na infância e dolescência, como também a demonização a cultos – e, por extensão, danças e corporeidades – de matriz africana, que percebia ser reforçada nas escolas e colégios onde estudei. Esses fatores me deram a compreensão da necessidade de abordar a questão racial em espaços educacionais, entendendo que o preterimento e desvalorização do fenótipo e da cultura de povos não brancos é o cerne das padronizações impostas pelo eurocentrismo, em diálogo com Eliane Cavalleiro, Luana Génot, Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg e Grada Kilomba. Nesse trabalho utilizei a escrevivência – conceito formulado pela escritora Conceição Evaristo – como horizonte para redimensionar o relato autobiográfico, sem a pretensão de consumá-la como método, mas com o propósito de acolhê-la dentro de uma dimensão racial. Minha relação com a dança, antes e depois de adentrar o curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a transformação da minha compreensão do que pode ser dança também são apresentadas no trabalho, identificando, assim, os pontos mais relevantes para a formação das oficinas. Ao levá-las aos referidos espaços educacionais, ensaiei neste trabalho uma reflexão teórica possível, atrelada a uma análise dos métodos de ensino-aprendizagem de dança que utilizei e a receptividade de cada público participante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TFSouza.pdf | 559.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.