Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25122
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover
Otros títulos: Dance in socio-education centers and schools: racial issues in the power of movement
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Thaisa Faustino de
Tutor: Fagundes, Igor Teixeira Silva
Resumen: Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança é resultado de uma pesquisa-ação que teve por objetivo relatar, sistematizar teórico-metodologicamente oficinas de dança levadas a Centros de Socioeducação e escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, apresentando e discutindo seus resultados, com o intuito de ampliar o entendimento do que pode ser dança e sua potência educadora, delatando o aprisionamento do seu sentido em uma perspectiva eurocêntrica. Para tal, estabelece um diálogo com autores como Patricia Stokoe e Helenita Sá Earp. Junto à ampliação do entendimento do que pode ser dança, visando a uma despadronização nas oficinas, a desigualdade racial foi uma temática constante. Minha vivência como mulher negra é apresentada no trabalho de modo a expor os ataques racistas que sofri na infância e dolescência, como também a demonização a cultos – e, por extensão, danças e corporeidades – de matriz africana, que percebia ser reforçada nas escolas e colégios onde estudei. Esses fatores me deram a compreensão da necessidade de abordar a questão racial em espaços educacionais, entendendo que o preterimento e desvalorização do fenótipo e da cultura de povos não brancos é o cerne das padronizações impostas pelo eurocentrismo, em diálogo com Eliane Cavalleiro, Luana Génot, Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg e Grada Kilomba. Nesse trabalho utilizei a escrevivência – conceito formulado pela escritora Conceição Evaristo – como horizonte para redimensionar o relato autobiográfico, sem a pretensão de consumá-la como método, mas com o propósito de acolhê-la dentro de uma dimensão racial. Minha relação com a dança, antes e depois de adentrar o curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a transformação da minha compreensão do que pode ser dança também são apresentadas no trabalho, identificando, assim, os pontos mais relevantes para a formação das oficinas. Ao levá-las aos referidos espaços educacionais, ensaiei neste trabalho uma reflexão teórica possível, atrelada a uma análise dos métodos de ensino-aprendizagem de dança que utilizei e a receptividade de cada público participante.
Materia: Dança
Dancing
Instituições Acadêmicas
Schools
Racismo
Racism
Projetos
Projects
Adolescente
Adolescent
Criança
Child
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Unidade de producción: Escola de Educação Física e Desportos
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-oct-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Thaisa Faustino de. Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Dança

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