Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25122
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover
Título(s) alternativo(s): Dance in socio-education centers and schools: racial issues in the power of movement
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Thaisa Faustino de
Orientador: Fagundes, Igor Teixeira Silva
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança é resultado de uma pesquisa-ação que teve por objetivo relatar, sistematizar teórico-metodologicamente oficinas de dança levadas a Centros de Socioeducação e escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, apresentando e discutindo seus resultados, com o intuito de ampliar o entendimento do que pode ser dança e sua potência educadora, delatando o aprisionamento do seu sentido em uma perspectiva eurocêntrica. Para tal, estabelece um diálogo com autores como Patricia Stokoe e Helenita Sá Earp. Junto à ampliação do entendimento do que pode ser dança, visando a uma despadronização nas oficinas, a desigualdade racial foi uma temática constante. Minha vivência como mulher negra é apresentada no trabalho de modo a expor os ataques racistas que sofri na infância e dolescência, como também a demonização a cultos – e, por extensão, danças e corporeidades – de matriz africana, que percebia ser reforçada nas escolas e colégios onde estudei. Esses fatores me deram a compreensão da necessidade de abordar a questão racial em espaços educacionais, entendendo que o preterimento e desvalorização do fenótipo e da cultura de povos não brancos é o cerne das padronizações impostas pelo eurocentrismo, em diálogo com Eliane Cavalleiro, Luana Génot, Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg e Grada Kilomba. Nesse trabalho utilizei a escrevivência – conceito formulado pela escritora Conceição Evaristo – como horizonte para redimensionar o relato autobiográfico, sem a pretensão de consumá-la como método, mas com o propósito de acolhê-la dentro de uma dimensão racial. Minha relação com a dança, antes e depois de adentrar o curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a transformação da minha compreensão do que pode ser dança também são apresentadas no trabalho, identificando, assim, os pontos mais relevantes para a formação das oficinas. Ao levá-las aos referidos espaços educacionais, ensaiei neste trabalho uma reflexão teórica possível, atrelada a uma análise dos métodos de ensino-aprendizagem de dança que utilizei e a receptividade de cada público participante.
Palavras-chave: Dança
Dancing
Instituições Acadêmicas
Schools
Racismo
Racism
Projetos
Projects
Adolescente
Adolescent
Criança
Child
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Unidade produtora: Escola de Educação Física e Desportos
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Out-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Thaisa Faustino de. Dança em centros de socioeducação e escolas: questões raciais na potência do mover. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFSouza.pdf559.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.