Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25178
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Grupo Musicultura como meio de obtenção de conteúdos para a educação musical
Author(s)/Inventor(s): Santos, Edson Antônio dos
Advisor: Matta, Milena Arca Nunes da
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a práxis sonora na atuação de educadores musicais em escolas regulares da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, a partir de um diálogo com o Grupo Musicultura, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo busca compreender como as práticas pedagógicas desse grupo, fundamentadas na metodologia de Paulo Freire, contribuem para uma educação musical sensível, crítica e contextualizada. A pesquisa se insere no campo da educação musical, com influências da etnomusicologia, e adota uma abordagem qualitativa, tendo como base a escuta ativa do ambiente sonoro. O foco principal reside em analisar como o Grupo Musicultura, por meio de suas ações performáticas, enriquece as práticas pedagógicas na comunidade, promovendo a valorização das identidades locais e a reflexão sobre as questões sociais e culturais presentes no cotidiano dos alunos. Ao explorar a integração entre teoria e prática, o trabalho propõe uma análise crítica das agências de performance do grupo, que buscam não apenas transmitir conhecimentos musicais, mas também promover uma transformação social, utilizando a música como ferramenta de resistência e reflexão. O estudo fundamenta-se na perspectiva freiriana, que defende uma educação emancipatória e dialógica, e nos conceitos de escuta sensível e práxis sonora, conforme propostos por R. Murray Schafer e Samuel Araújo. O intuito é contribuir para uma reflexão mais ampla sobre como as práticas educativas, ao se basearem na realidade local e na valorização das culturas periféricas, podem criar espaços de aprendizado inclusivos e significativos. A pesquisa se orienta por uma metodologia de estudo de caso, que inclui entrevistas semiestruturadas com educadores envolvidos no projeto e observa o impacto das ações do Grupo Musicultura nas práticas pedagógicas nas escolas e na comunidade da Maré. Além disso, discute como essas práticas podem servir de modelo para a construção de um currículo de educação musical mais democrático e integrado ao contexto social e cultural dos estudantes.
Keywords: Grupo Musicultura
Educação musical
Escolas públicas
Maré (Rio de Janeiro, RJ)
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Production unit: Escola de Música
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EASantos.pdf308.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.