Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25257
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O cálculo diferencial e a linearidade local: uma abordagem no contexto das tecnologias
Author(s)/Inventor(s): Aizic, Felipe Colar
Advisor: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Abstract: O objetivo deste trabalho é refletir sobre algumas práticas docentes em torno do ensino de Cálculo, sobretudo no ensino de derivadas, promovendo uma abordagem com foco na geometria e concatenando suas devidas problematizações, incluindo a possibilidade do uso de tecnologias digitais. O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o ensino de Cálculo, particularmente no ensino de derivadas, evidenciando que sua abordagem ainda costuma ser dotada de técnicas e concentrada no uso de fórmulas, com pouca exploração dos conceitos. A partir disso, buscamos proporcionar uma abordagem problematizada para o conceito de derivadas, a partir da noção de melhor aproximação linear, almejando uma compreensão visual, por meio do software GeoGebra, onde foram desenvolvidas duas atividades investigativas com graduandos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A primeira atividade, sobre magnificação local, consiste em aproximar uma função na vizinhança de um ponto e observar que ela se parece muito com uma reta. A segunda atividade, sobre melhor aproximação local, consiste em buscar qual é a melhor reta que tem esse papel. Por meio dessas atividades e das experimentações dos alunos com o GeoGebra, eles puderam refletir sobre a construção do conceito de derivada. Os resultados obtidos apontam que as atividades contribuíram para uma ressignificação dos conceitos que eles conheciam de Cálculo I, além de conduzir um ambiente de descobertas e tornando o ensino mais dinâmico e significativo.
Keywords: Tecnologias
Technologies
Educação Matemática
Mathematics Education
Derivadas
Derivatives
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Production unit: Instituto de Matemática
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_compressed.pdf358.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.