Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25257
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O cálculo diferencial e a linearidade local: uma abordagem no contexto das tecnologias
Autor(es)/Inventor(es): Aizic, Felipe Colar
Orientador: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre algumas práticas docentes em torno do ensino de Cálculo, sobretudo no ensino de derivadas, promovendo uma abordagem com foco na geometria e concatenando suas devidas problematizações, incluindo a possibilidade do uso de tecnologias digitais. O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o ensino de Cálculo, particularmente no ensino de derivadas, evidenciando que sua abordagem ainda costuma ser dotada de técnicas e concentrada no uso de fórmulas, com pouca exploração dos conceitos. A partir disso, buscamos proporcionar uma abordagem problematizada para o conceito de derivadas, a partir da noção de melhor aproximação linear, almejando uma compreensão visual, por meio do software GeoGebra, onde foram desenvolvidas duas atividades investigativas com graduandos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A primeira atividade, sobre magnificação local, consiste em aproximar uma função na vizinhança de um ponto e observar que ela se parece muito com uma reta. A segunda atividade, sobre melhor aproximação local, consiste em buscar qual é a melhor reta que tem esse papel. Por meio dessas atividades e das experimentações dos alunos com o GeoGebra, eles puderam refletir sobre a construção do conceito de derivada. Os resultados obtidos apontam que as atividades contribuíram para uma ressignificação dos conceitos que eles conheciam de Cálculo I, além de conduzir um ambiente de descobertas e tornando o ensino mais dinâmico e significativo.
Palavras-chave: Tecnologias
Technologies
Educação Matemática
Mathematics Education
Derivadas
Derivatives
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Unidade produtora: Instituto de Matemática
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_compressed.pdf358.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.