Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25296
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Antônio Carlos Fontes dos-
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo César Costa dos-
dc.date.accessioned2025-03-15T03:15:47Z-
dc.date.available2025-03-17T03:00:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25296-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleA importância da representividade negra no ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8783769406433882pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9490796872637315pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Morais, Rodrigo Fernandes-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662216774039377pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Erica Ribeiro Polycarpo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669316016614005pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Mauricio Pamplona-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9015686271038383pt_BR
dc.description.resumoO Brasil possui uma população com maioria de pessoas negras, mas nas escolas, academias, no ensino de forma geral não se vê professores negros trazendo a luz do exemplo para sua própria população. Nesse trabalho veremos o como e o porquê há real necessidade de introduzirmos mais professores negros no ensino geral e de física, evitando assim, a perpetuação da defesa da branquitude na manutenção dos privilégios da supremacia branca no controle do conhecimento e história da educação. Para exemplificação tomaremos conhecimento de alguns dados dos cursos de exatas da UFRJ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesSantos, Rodrigo César SS237i A importância da representatividade negra no ensino de física / Rodrigo César Santos. -- Rio de Janeiro, 2021. 53 f. Orientador: Antônio Carlos Fontes Santos. Coorientador: Rodrigo Fernandes Morais. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Física, Licenciado em Física, 2021. 1. A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO. 2. HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO BRASIL. 3. SUPREMACIA BRANCA, BRANQUITUDE E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO. 4. ENSINO DE FÍSICA COM ENFÂSE NO CONHECIMENTO NEGRO. 5. ANÁLISE DOS CURSOS DE EXATAS DA UFRJ. I. Santos, Antônio Carlos Fontes, orient. II. Morais, Rodrigo Fernandes, coorient. III. Título.pt_BR
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCCSantos.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.