Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/25296
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Antônio Carlos Fontes dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Rodrigo César Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-15T03:15:47Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25296 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | A importância da representividade negra no ensino de física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8783769406433882 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9490796872637315 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Morais, Rodrigo Fernandes | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2662216774039377 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Macedo, Erica Ribeiro Polycarpo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8669316016614005 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pires, Mauricio Pamplona | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9015686271038383 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil possui uma população com maioria de pessoas negras, mas nas escolas, academias, no ensino de forma geral não se vê professores negros trazendo a luz do exemplo para sua própria população. Nesse trabalho veremos o como e o porquê há real necessidade de introduzirmos mais professores negros no ensino geral e de física, evitando assim, a perpetuação da defesa da branquitude na manutenção dos privilégios da supremacia branca no controle do conhecimento e história da educação. Para exemplificação tomaremos conhecimento de alguns dados dos cursos de exatas da UFRJ. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | Santos, Rodrigo César SS237i A importância da representatividade negra no ensino de física / Rodrigo César Santos. -- Rio de Janeiro, 2021. 53 f. Orientador: Antônio Carlos Fontes Santos. Coorientador: Rodrigo Fernandes Morais. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Física, Licenciado em Física, 2021. 1. A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO. 2. HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO BRASIL. 3. SUPREMACIA BRANCA, BRANQUITUDE E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO. 4. ENSINO DE FÍSICA COM ENFÂSE NO CONHECIMENTO NEGRO. 5. ANÁLISE DOS CURSOS DE EXATAS DA UFRJ. I. Santos, Antônio Carlos Fontes, orient. II. Morais, Rodrigo Fernandes, coorient. III. Título. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCCSantos.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.