Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25322
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A inclusão dos alunos com deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Souza, Thailany Camelo de
Advisor: Barbosa-Fohrmann , Ana Paula
Co-advisor: Sousa, Alessandra Moraes de
Abstract: Neste trabalho de conclusão de curso será abordado o tema da Inclusão dos Alunos com Deficiência no Ensino Superior Público. Seus objetivos são verificar o que está disposto na legislação vigente e o que está sendo colocado em prática para que se tenha uma universidade mais acessível. Assim, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a pesquisa documental e a pesquisa empírica, esta última através de entrevistas previamente estruturadas com os discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (“UFRJ”), para que se possa apurar se o que está disposto nas leis está sendo posto em prática. Com o relato desses alunos, pode-se concluir que, apesar de alguns avanços com os esforços da reitoria em cumprir as legislações, ainda não é possível verificar uma inclusão propriamente dita.
Keywords: Inclusão
Pessoas com Deficiência
UFRJ
Legislações
Educação Inclusiva
Ensino Superior
Inclusion
Disabilities with People
Legislation
Inclusive Education
Higher Education
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Thailany Camelo de. A inclusão dos alunos com deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCSouza_min.pdf235.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.