Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25322
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A inclusão dos alunos com deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Thailany Camelo de |
Advisor: | Barbosa-Fohrmann , Ana Paula |
Co-advisor: | Sousa, Alessandra Moraes de |
Abstract: | Neste trabalho de conclusão de curso será abordado o tema da Inclusão dos Alunos com Deficiência no Ensino Superior Público. Seus objetivos são verificar o que está disposto na legislação vigente e o que está sendo colocado em prática para que se tenha uma universidade mais acessível. Assim, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a pesquisa documental e a pesquisa empírica, esta última através de entrevistas previamente estruturadas com os discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (“UFRJ”), para que se possa apurar se o que está disposto nas leis está sendo posto em prática. Com o relato desses alunos, pode-se concluir que, apesar de alguns avanços com os esforços da reitoria em cumprir as legislações, ainda não é possível verificar uma inclusão propriamente dita. |
Keywords: | Inclusão Pessoas com Deficiência UFRJ Legislações Educação Inclusiva Ensino Superior Inclusion Disabilities with People Legislation Inclusive Education Higher Education |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Production unit: | Faculdade Nacional de Direito |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUZA, Thailany Camelo de. A inclusão dos alunos com deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCSouza_min.pdf | 235.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.