Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, João Carlos Pereira da-
dc.contributor.authorAlbuquerque, David Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-03-23T18:32:21Z-
dc.date.available2025-03-25T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-03-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25421-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectAprendizado por reforçopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizado por reforço profundopt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectReinforcement learningpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectDeep reinforcement learningpt_BR
dc.titleAprendizado por reforço para treinamento de agentes em jogos de estratégia em tempo realpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Vinícius Gusmão Pereira de-
dc.contributor.referee2Menasché, Daniel Sadoc-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa concentra-se numa revisão teórica e aplicação do aprendizado por reforço profundo (DRL) para treinar agentes em jogos de estratégia em tempo real, com o StarCraft II como cenário principal de estudo. O aprendizado por reforço é uma abordagem do campo de aprendizado de máquina que envolve a interação entre agentes e ambientes, com o objetivo de maximizar recompensas ao longo do tempo. O contexto da pesquisa aborda a natureza desafiadora dos jogos de estratégia em tempo real, onde os jogadores enfrentam decisões em tempo real, coordenação de unidades, gerenciamento de recursos e adaptação a estratégias adversárias. O StarCraft II, um dos jogos de estratégia em tempo real mais complexos e populares, oferece um ambiente de jogo ideal para explorar o potencial da área. Esse ambiente é caracterizado por sua complexidade, incerteza e diversidade, tornando-o um campo de teste valioso para algoritmos de DRL. O objetivo deste estudo é capacitar agentes a tomar decisões autônomas e estratégicas em um ambiente altamente complexo e dinâmico, como o StarCraft II. Serão realizados experimentos modelando o jogo, definindo funções de recompensa e experimentando diferentes parâmetros para os algoritmos descritos, buscando analisar sua eficiência e desafios específicos associados à aplicação do DRL em jogos de estratégia em tempo real e identificar oportunidades para pesquisas futuras nessa área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DRAlbuquerque.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.