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http://hdl.handle.net/11422/25421
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, João Carlos Pereira da | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, David Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-23T18:32:21Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25421 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado por reforço | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado por reforço profundo | pt_BR |
dc.subject | Artificial intelligence | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Reinforcement learning | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Deep reinforcement learning | pt_BR |
dc.title | Aprendizado por reforço para treinamento de agentes em jogos de estratégia em tempo real | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sá, Vinícius Gusmão Pereira de | - |
dc.contributor.referee2 | Menasché, Daniel Sadoc | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa concentra-se numa revisão teórica e aplicação do aprendizado por reforço profundo (DRL) para treinar agentes em jogos de estratégia em tempo real, com o StarCraft II como cenário principal de estudo. O aprendizado por reforço é uma abordagem do campo de aprendizado de máquina que envolve a interação entre agentes e ambientes, com o objetivo de maximizar recompensas ao longo do tempo. O contexto da pesquisa aborda a natureza desafiadora dos jogos de estratégia em tempo real, onde os jogadores enfrentam decisões em tempo real, coordenação de unidades, gerenciamento de recursos e adaptação a estratégias adversárias. O StarCraft II, um dos jogos de estratégia em tempo real mais complexos e populares, oferece um ambiente de jogo ideal para explorar o potencial da área. Esse ambiente é caracterizado por sua complexidade, incerteza e diversidade, tornando-o um campo de teste valioso para algoritmos de DRL. O objetivo deste estudo é capacitar agentes a tomar decisões autônomas e estratégicas em um ambiente altamente complexo e dinâmico, como o StarCraft II. Serão realizados experimentos modelando o jogo, definindo funções de recompensa e experimentando diferentes parâmetros para os algoritmos descritos, buscando analisar sua eficiência e desafios específicos associados à aplicação do DRL em jogos de estratégia em tempo real e identificar oportunidades para pesquisas futuras nessa área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
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