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http://hdl.handle.net/11422/25421
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Aprendizado por reforço para treinamento de agentes em jogos de estratégia em tempo real |
Autor(es)/Inventor(es): | Albuquerque, David Rodrigues |
Orientador: | Silva, João Carlos Pereira da |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa concentra-se numa revisão teórica e aplicação do aprendizado por reforço profundo (DRL) para treinar agentes em jogos de estratégia em tempo real, com o StarCraft II como cenário principal de estudo. O aprendizado por reforço é uma abordagem do campo de aprendizado de máquina que envolve a interação entre agentes e ambientes, com o objetivo de maximizar recompensas ao longo do tempo. O contexto da pesquisa aborda a natureza desafiadora dos jogos de estratégia em tempo real, onde os jogadores enfrentam decisões em tempo real, coordenação de unidades, gerenciamento de recursos e adaptação a estratégias adversárias. O StarCraft II, um dos jogos de estratégia em tempo real mais complexos e populares, oferece um ambiente de jogo ideal para explorar o potencial da área. Esse ambiente é caracterizado por sua complexidade, incerteza e diversidade, tornando-o um campo de teste valioso para algoritmos de DRL. O objetivo deste estudo é capacitar agentes a tomar decisões autônomas e estratégicas em um ambiente altamente complexo e dinâmico, como o StarCraft II. Serão realizados experimentos modelando o jogo, definindo funções de recompensa e experimentando diferentes parâmetros para os algoritmos descritos, buscando analisar sua eficiência e desafios específicos associados à aplicação do DRL em jogos de estratégia em tempo real e identificar oportunidades para pesquisas futuras nessa área. |
Palavras-chave: | Inteligência artificial Aprendizado de máquina Aprendizado por reforço Jogos Aprendizado por reforço profundo Artificial intelligence Machine learning Reinforcement learning Games Deep reinforcement learning |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Computação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 11-Mar-2025 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
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