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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Aprendizado por reforço para treinamento de agentes em jogos de estratégia em tempo real
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, David Rodrigues
Tutor: Silva, João Carlos Pereira da
Resumen: Este trabalho de pesquisa concentra-se numa revisão teórica e aplicação do aprendizado por reforço profundo (DRL) para treinar agentes em jogos de estratégia em tempo real, com o StarCraft II como cenário principal de estudo. O aprendizado por reforço é uma abordagem do campo de aprendizado de máquina que envolve a interação entre agentes e ambientes, com o objetivo de maximizar recompensas ao longo do tempo. O contexto da pesquisa aborda a natureza desafiadora dos jogos de estratégia em tempo real, onde os jogadores enfrentam decisões em tempo real, coordenação de unidades, gerenciamento de recursos e adaptação a estratégias adversárias. O StarCraft II, um dos jogos de estratégia em tempo real mais complexos e populares, oferece um ambiente de jogo ideal para explorar o potencial da área. Esse ambiente é caracterizado por sua complexidade, incerteza e diversidade, tornando-o um campo de teste valioso para algoritmos de DRL. O objetivo deste estudo é capacitar agentes a tomar decisões autônomas e estratégicas em um ambiente altamente complexo e dinâmico, como o StarCraft II. Serão realizados experimentos modelando o jogo, definindo funções de recompensa e experimentando diferentes parâmetros para os algoritmos descritos, buscando analisar sua eficiência e desafios específicos associados à aplicação do DRL em jogos de estratégia em tempo real e identificar oportunidades para pesquisas futuras nessa área.
Materia: Inteligência artificial
Aprendizado de máquina
Aprendizado por reforço
Jogos
Aprendizado por reforço profundo
Artificial intelligence
Machine learning
Reinforcement learning
Games
Deep reinforcement learning
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto de Computação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-mar-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

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