Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25423
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tozetto, Vanessa Fernanda | - |
dc.contributor.author | Dutra, Emile Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T20:20:29Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Emile Rodrigues. Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25423 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pole dance | pt_BR |
dc.subject | Pole dancing | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dancing | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Autonomia pessoal | pt_BR |
dc.subject | Personal autonomy | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Freedom | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Creativity | pt_BR |
dc.subject | Estigma social | pt_BR |
dc.subject | Social stigma | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.title | Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodological principles applied to the teaching of pole dance to enable an autonomous and creative practice | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8234417384918165 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0626830442382424 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Larangeira, Lídia Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7258781497542764 | pt_BR |
dc.description.resumo | As ideias populares acerca da Pole Dance estabelecem um juízo a seu respeito, portanto, quando alguém se propõe a fazer uma aula experimental e conhecer a pole dance, abre-se uma possibilidade de combater o pensamento que determina e categoriza as\os praticantes. A pole dance nos dá a possibilidade de repensar e ressignificar nossos corpos. Encontramos um dispositivo capaz de nos ajudar na luta pela emancipação dos nossos corpos, nesse momento, estamos prestes a romper com um juízo de valor atribuído pelo patriarcado. Entendendo que a forma de ensinar tem a capacidade de gerar um convite a ressignificação, propus como objetivo central deste trabalho defender a ideia de que o ensino pautado na autonomia e liberdade seja um convite para ressignificação. No intuito de exercer tal contribuição realizar-se- á, neste trabalho, uma pesquisa guiada pela prática sob a qual reflete-se sobre princípios metodológicos aplicados ao ensino da Pole Dance em busca da viabilização de uma prática autônoma e criativa. Ao final, utilizar-se-á um relato de experiências vividas em sala de aula através do ensino da modalidade sexy flow no estúdio Polesfera localizado na Região Oceânica de Niterói. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERDutra.pdf | 361.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.