Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTozetto, Vanessa Fernanda-
dc.contributor.authorDutra, Emile Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-03-24T20:20:29Z-
dc.date.available2025-03-26T03:00:12Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.citationDUTRA, Emile Rodrigues. Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25423-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPole dancept_BR
dc.subjectPole dancingpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAutonomia pessoalpt_BR
dc.subjectPersonal autonomypt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectFreedompt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectEstigma socialpt_BR
dc.subjectSocial stigmapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titlePrincípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativapt_BR
dc.title.alternativeMethodological principles applied to the teaching of pole dance to enable an autonomous and creative practicept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234417384918165pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0626830442382424pt_BR
dc.contributor.referee1Larangeira, Lídia Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7258781497542764pt_BR
dc.description.resumoAs ideias populares acerca da Pole Dance estabelecem um juízo a seu respeito, portanto, quando alguém se propõe a fazer uma aula experimental e conhecer a pole dance, abre-se uma possibilidade de combater o pensamento que determina e categoriza as\os praticantes. A pole dance nos dá a possibilidade de repensar e ressignificar nossos corpos. Encontramos um dispositivo capaz de nos ajudar na luta pela emancipação dos nossos corpos, nesse momento, estamos prestes a romper com um juízo de valor atribuído pelo patriarcado. Entendendo que a forma de ensinar tem a capacidade de gerar um convite a ressignificação, propus como objetivo central deste trabalho defender a ideia de que o ensino pautado na autonomia e liberdade seja um convite para ressignificação. No intuito de exercer tal contribuição realizar-se- á, neste trabalho, uma pesquisa guiada pela prática sob a qual reflete-se sobre princípios metodológicos aplicados ao ensino da Pole Dance em busca da viabilização de uma prática autônoma e criativa. Ao final, utilizar-se-á um relato de experiências vividas em sala de aula através do ensino da modalidade sexy flow no estúdio Polesfera localizado na Região Oceânica de Niterói.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERDutra.pdf361.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.