Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/25423
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa |
Otros títulos: | Methodological principles applied to the teaching of pole dance to enable an autonomous and creative practice |
Autor(es)/Inventor(es): | Dutra, Emile Rodrigues |
Tutor: | Tozetto, Vanessa Fernanda |
Resumen: | As ideias populares acerca da Pole Dance estabelecem um juízo a seu respeito, portanto, quando alguém se propõe a fazer uma aula experimental e conhecer a pole dance, abre-se uma possibilidade de combater o pensamento que determina e categoriza as\os praticantes. A pole dance nos dá a possibilidade de repensar e ressignificar nossos corpos. Encontramos um dispositivo capaz de nos ajudar na luta pela emancipação dos nossos corpos, nesse momento, estamos prestes a romper com um juízo de valor atribuído pelo patriarcado. Entendendo que a forma de ensinar tem a capacidade de gerar um convite a ressignificação, propus como objetivo central deste trabalho defender a ideia de que o ensino pautado na autonomia e liberdade seja um convite para ressignificação. No intuito de exercer tal contribuição realizar-se- á, neste trabalho, uma pesquisa guiada pela prática sob a qual reflete-se sobre princípios metodológicos aplicados ao ensino da Pole Dance em busca da viabilização de uma prática autônoma e criativa. Ao final, utilizar-se-á um relato de experiências vividas em sala de aula através do ensino da modalidade sexy flow no estúdio Polesfera localizado na Região Oceânica de Niterói. |
Materia: | Pole dance Pole dancing Dança Dancing Ensino Teaching Autonomia pessoal Personal autonomy Liberdade Freedom Criatividade Creativity Estigma social Social stigma Arte Art |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA |
Unidade de producción: | Escola de Educação Física e Desportos |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 11-ago-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | DUTRA, Emile Rodrigues. Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece en las colecciones: | Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERDutra.pdf | 361.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.