Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25423
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa
Otros títulos: Methodological principles applied to the teaching of pole dance to enable an autonomous and creative practice
Autor(es)/Inventor(es): Dutra, Emile Rodrigues
Tutor: Tozetto, Vanessa Fernanda
Resumen: As ideias populares acerca da Pole Dance estabelecem um juízo a seu respeito, portanto, quando alguém se propõe a fazer uma aula experimental e conhecer a pole dance, abre-se uma possibilidade de combater o pensamento que determina e categoriza as\os praticantes. A pole dance nos dá a possibilidade de repensar e ressignificar nossos corpos. Encontramos um dispositivo capaz de nos ajudar na luta pela emancipação dos nossos corpos, nesse momento, estamos prestes a romper com um juízo de valor atribuído pelo patriarcado. Entendendo que a forma de ensinar tem a capacidade de gerar um convite a ressignificação, propus como objetivo central deste trabalho defender a ideia de que o ensino pautado na autonomia e liberdade seja um convite para ressignificação. No intuito de exercer tal contribuição realizar-se- á, neste trabalho, uma pesquisa guiada pela prática sob a qual reflete-se sobre princípios metodológicos aplicados ao ensino da Pole Dance em busca da viabilização de uma prática autônoma e criativa. Ao final, utilizar-se-á um relato de experiências vividas em sala de aula através do ensino da modalidade sexy flow no estúdio Polesfera localizado na Região Oceânica de Niterói.
Materia: Pole dance
Pole dancing
Dança
Dancing
Ensino
Teaching
Autonomia pessoal
Personal autonomy
Liberdade
Freedom
Criatividade
Creativity
Estigma social
Social stigma
Arte
Art
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
Unidade de producción: Escola de Educação Física e Desportos
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-ago-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DUTRA, Emile Rodrigues. Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ERDutra.pdf361.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.