Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25423
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa
Título(s) alternativo(s): Methodological principles applied to the teaching of pole dance to enable an autonomous and creative practice
Autor(es)/Inventor(es): Dutra, Emile Rodrigues
Orientador: Tozetto, Vanessa Fernanda
Resumo: As ideias populares acerca da Pole Dance estabelecem um juízo a seu respeito, portanto, quando alguém se propõe a fazer uma aula experimental e conhecer a pole dance, abre-se uma possibilidade de combater o pensamento que determina e categoriza as\os praticantes. A pole dance nos dá a possibilidade de repensar e ressignificar nossos corpos. Encontramos um dispositivo capaz de nos ajudar na luta pela emancipação dos nossos corpos, nesse momento, estamos prestes a romper com um juízo de valor atribuído pelo patriarcado. Entendendo que a forma de ensinar tem a capacidade de gerar um convite a ressignificação, propus como objetivo central deste trabalho defender a ideia de que o ensino pautado na autonomia e liberdade seja um convite para ressignificação. No intuito de exercer tal contribuição realizar-se- á, neste trabalho, uma pesquisa guiada pela prática sob a qual reflete-se sobre princípios metodológicos aplicados ao ensino da Pole Dance em busca da viabilização de uma prática autônoma e criativa. Ao final, utilizar-se-á um relato de experiências vividas em sala de aula através do ensino da modalidade sexy flow no estúdio Polesfera localizado na Região Oceânica de Niterói.
Palavras-chave: Pole dance
Pole dancing
Dança
Dancing
Ensino
Teaching
Autonomia pessoal
Personal autonomy
Liberdade
Freedom
Criatividade
Creativity
Estigma social
Social stigma
Arte
Art
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
Unidade produtora: Escola de Educação Física e Desportos
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DUTRA, Emile Rodrigues. Princípios metodológicos aplicados ao ensino da pole dance na viabilização de uma prática autônoma e criativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERDutra.pdf361.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.