Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25462
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Automação não invasiva de um microscópio óptico de bancada para análises automatizadas
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Arley Sena do
Orientador: Grasseschi, Daniel
Resumo: O trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de automação não invasiva para um microscópio óptico de bancada, visando análises automatizadas e padronizadas. Utilizando componentes como peças impressas em 3D, motores de passo NEMA 17, um Arduino Uno e um Notebook Windows10 com processador I7 e 8GB de memória RAM, a automatização é realizada com o programa Universal Gcode Sender (UGS) em conjunto com o código GRBL para controle CNC da mesa do microscópio. A movimentação da mesa, do tipo CORE XY, é efetuada por dois motores NEMA 17 com torque de 4,2 kgf, permitindo posicionamento preciso. O UGS possibilita o controle da mesa via teclado, mouse, joystick, ou ainda por um QR code, acessível a qualquer dispositivo conectado à internet, garantindo flexibilidade e acessibilidade no manuseio remoto. Um terceiro motor NEMA 17 é dedicado ao eixo Z, permitindo ajustes de foco automatizados. Além disso, o sistema conta com uma câmera USB conectada ao Notebook, que realiza a captura de imagens e vídeos das amostras de forma padronizada, possibilitando análises automáticas e a criação de mapeamentos de superfície sem intervenção humana direta. O projeto permite futura integração com inteligência artificial, ampliando as capacidades de análise autônoma.
Palavras-chave: Automação
Microscópio
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::ROBOTIZACAO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: a do. Automação não invasiva de um microscópio óptico de bancada para análises automatizadas. 2024. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASNascimento.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.