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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O mundo cor-de-rosa outra vez: nostalgia como estratégia de fidelização de marcas
Author(s)/Inventor(s): Cardoso, Lais Lucena
Advisor: Burrowes, Patricia Cecilia
Abstract: O presente trabalho investiga como o marketing de nostalgia é utilizado como estratégia para fidelização de consumidores, com foco na análise de produções audiovisuais. Além da exploração de conceitos chaves como memória, branded content e retro-marketing, destaca-se de que forma o uso da nostalgia para evocar emoções e memórias positivas que conectam o público às marcas. A partir da análise de um exemplo atual do filme Barbie (2023), constatou-se como elementos nostálgicos são incorporados a narrativas para gerar engajamento e reposicionar marcas de forma inclusiva e moderna. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com métodos de levantamento bibliográfico e etnografia digital, com o objetivo de analisar as reações do público nas redes sociais. Por fim, conclui-se que o marketing de nostalgia, ao despertar emoções atemporais, potencializa o sucesso das marcas em ummercado competitivo e culturalmente dinâmico.
Keywords: Marketing
Consumidores
Fidelização
Audiovisual
Marcas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARDOSO, Lais Lucena. O mundo cor-de-rosa outra vez: nostalgia como estratégia de fidelização de marcas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

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