Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25516

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação ambiental: ensino de química para formação de um pensamento crítico quanto ao descarte incorreto de resíduos residenciais
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Raphael Freitas Correia
Advisor: Tamiasso-Martinhon, Priscila
Co-advisor: Oliveira, Fábio Marques de
Abstract: Conhecer a si mesmo e o lugar em que vive, são conhecimentos basilares para uma aprendizagem significativa, uma vez que são subsunçores bem enraizados na estrutura cognitiva de praticamente todo indivíduo. Ao trazer um material com o tema lixo, que imunda as ruas das cidades, para a sala de aula, pode-se traçar um perfil dos estudantes com relação ao comportamento em situações por eles vividas, e relacionar esse conhecimento prévio dos aprendizes e a experiência vivida pelo autor em um local afastado do continente, ao conhecimento curricular da química (constituição da matéria). No presente trabalho, os diálogos discente~docente~aprendente foram base para o início (coleta de lixo), construção, planejamento e o replanejamento de uma sequência didática, bem como sua sua aplicação em sala de aula, com alunos da educação básica. As atividades implementadas envolveram aplicação de questionários a fim de identificar suas impressões sobre o tema, aula dialógica, roda de conversa e nova aplicação de questionários. O tema gerador possibilitou um debate aberto ao diálogo com uma linguagem próxima aos estudantes onde as experiências vividas por alunos e professor puderam ser conectadas ao ensino da química com a formação de um pensamento ambiental crítico. Um ensino envolvente, que abrace as dimensões sociais que os estudantes vivenciam, puderam ser comprovados quanto a sua eficiência a partir das falas dos discentes durante os debates e respostas nos questionários sobre educação ambiental relacionada ao ensino de química ao estabelecer clara conexão entre os problemas vividos, no lugar onde se vive, e o conteúdo programático.
Keywords: Aprendizagem significativa
Educação ambiental
Ensino de química
Lixo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jan-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFCLopes.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.