Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25516
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Educação ambiental: ensino de química para formação de um pensamento crítico quanto ao descarte incorreto de resíduos residenciais |
| Author(s)/Inventor(s): | Lopes, Raphael Freitas Correia |
| Advisor: | Tamiasso-Martinhon, Priscila |
| Co-advisor: | Oliveira, Fábio Marques de |
| Abstract: | Conhecer a si mesmo e o lugar em que vive, são conhecimentos basilares para uma aprendizagem significativa, uma vez que são subsunçores bem enraizados na estrutura cognitiva de praticamente todo indivíduo. Ao trazer um material com o tema lixo, que imunda as ruas das cidades, para a sala de aula, pode-se traçar um perfil dos estudantes com relação ao comportamento em situações por eles vividas, e relacionar esse conhecimento prévio dos aprendizes e a experiência vivida pelo autor em um local afastado do continente, ao conhecimento curricular da química (constituição da matéria). No presente trabalho, os diálogos discente~docente~aprendente foram base para o início (coleta de lixo), construção, planejamento e o replanejamento de uma sequência didática, bem como sua sua aplicação em sala de aula, com alunos da educação básica. As atividades implementadas envolveram aplicação de questionários a fim de identificar suas impressões sobre o tema, aula dialógica, roda de conversa e nova aplicação de questionários. O tema gerador possibilitou um debate aberto ao diálogo com uma linguagem próxima aos estudantes onde as experiências vividas por alunos e professor puderam ser conectadas ao ensino da química com a formação de um pensamento ambiental crítico. Um ensino envolvente, que abrace as dimensões sociais que os estudantes vivenciam, puderam ser comprovados quanto a sua eficiência a partir das falas dos discentes durante os debates e respostas nos questionários sobre educação ambiental relacionada ao ensino de química ao estabelecer clara conexão entre os problemas vividos, no lugar onde se vive, e o conteúdo programático. |
| Keywords: | Aprendizagem significativa Educação ambiental Ensino de química Lixo |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 4-Jan-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RFCLopes.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.