Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25516

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Educação ambiental: ensino de química para formação de um pensamento crítico quanto ao descarte incorreto de resíduos residenciais
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Raphael Freitas Correia
Tutor: Tamiasso-Martinhon, Priscila
Tutor : Oliveira, Fábio Marques de
Resumen: Conhecer a si mesmo e o lugar em que vive, são conhecimentos basilares para uma aprendizagem significativa, uma vez que são subsunçores bem enraizados na estrutura cognitiva de praticamente todo indivíduo. Ao trazer um material com o tema lixo, que imunda as ruas das cidades, para a sala de aula, pode-se traçar um perfil dos estudantes com relação ao comportamento em situações por eles vividas, e relacionar esse conhecimento prévio dos aprendizes e a experiência vivida pelo autor em um local afastado do continente, ao conhecimento curricular da química (constituição da matéria). No presente trabalho, os diálogos discente~docente~aprendente foram base para o início (coleta de lixo), construção, planejamento e o replanejamento de uma sequência didática, bem como sua sua aplicação em sala de aula, com alunos da educação básica. As atividades implementadas envolveram aplicação de questionários a fim de identificar suas impressões sobre o tema, aula dialógica, roda de conversa e nova aplicação de questionários. O tema gerador possibilitou um debate aberto ao diálogo com uma linguagem próxima aos estudantes onde as experiências vividas por alunos e professor puderam ser conectadas ao ensino da química com a formação de um pensamento ambiental crítico. Um ensino envolvente, que abrace as dimensões sociais que os estudantes vivenciam, puderam ser comprovados quanto a sua eficiência a partir das falas dos discentes durante os debates e respostas nos questionários sobre educação ambiental relacionada ao ensino de química ao estabelecer clara conexão entre os problemas vividos, no lugar onde se vive, e o conteúdo programático.
Materia: Aprendizagem significativa
Educação ambiental
Ensino de química
Lixo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-ene-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RFCLopes.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.