Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/25589
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Neurociência e dança na educação infantil: estratégias para o desenvolvimento de crianças atípicas |
| Título(s) alternativo(s): | Neuroscience and dance in early childhood education: strategies for the development of atypical children |
| Autor(es)/Inventor(es): | Caldas, Juliana Alves |
| Orientador: | Matos, Maria Aparecida Donato de |
| Resumo: | Neste trabalho, busco destacar a importância de discutir a Dança na Educação Infantil em diálogo com a Neurociência, apresentando aspectos relevantes sobre práticas não-excludentes, baseadas nas minhas experiências acadêmicas com crianças atípicas. O objetivo deste estudo é evidenciar, por meio de registros imagéticos e descritivos, a relevância da Dança como uma prática pedagógica que deve considerar a multiplicidade de corpos, além de desmistificar concepções equivocadas sobre a inserção da Dança-Educação como uma prática democrática em sala de aula. Também abordarei conceitos de teóricos de diversas áreas que tratam do tema, enriquecendo a compreensão sobre o papel da Dança na formação infantil. |
| Palavras-chave: | Dança Dancing Neurociências Neurosciences Crianças excepcionais Exceptional children Educação Education Desenvolvimento infantil Child development Instituições acadêmicas Schools Movimento Movement Aprendizagem Learning Plasticidade neuronal Neuronal plasticity Inclusão escolar Mainstreaming, education Educação infantil Child rearing |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
| Unidade produtora: | Escola de Educação Física e Desportos |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 20-Mar-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | CALDAS, Juliana Alves. Neurociência e dança na educação infantil: estratégias para o desenvolvimento de crianças atípicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JACaldas.pdf | 955.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.